Spiga

Jornal O Estado de SP em PDF, Segunda, 11 de Outubro de 2010

Feed
Novo por aqui? Assine nosso Feed ou receba os artigos gratuitamente por email
Dicas para seu blog aqui
ASSISTA MAIS DE 3000 CANAIS PAGOS NO SEU PC SEM MENSALIDADES

Brasil tricampeão do mundo: Não adiantou apelação italiana - Brasil vence Cuba e leva tricampeonato no Mundial de Vôlei. A equipe brasileira bateu a adversária por 3 sets a 0 e conquistou o 3º título mundial consecutivo - Em um jogo mais fácil do que o esperado, o Brasil levou o tricampeonato do Campeonato Mundial Masculino de Vôlei ao vencer Cuba por 3 sets a 0, com parciais de 25/22, 25/14 e 25/22, neste domingo, 10, em Roma. A final durou apenas 1 horas e 14 minutos. om a conquista, o Brasil repetiu o feito da Itália, que faturou três títulos mundiais consecutivos (1990, 1994 e 1998). A terceira vitória brasileira - as outras foram em 2002 e 2006 - veio em uma final inédita e na primeira que não envolveu uma seleção europeia.

Além disso, serviu como vingança para a derrota por 3 sets a 2 na primeira fase do Mundial. Já os cubanos buscavam o título inédito, mas repetiram o vice-campeonato mundial de 1990 quando perderam a final para a Itália, no Rio, também por 3 sets a 0. A seleção da Sérvia terminou a competição em terceiro lugar e a anfitriã Itália conseguiu apenas o quarto lugar. A conquista do título mundial pelo Brasil também rendeu feitos individuais aos jogadores e comissão técnica. Bernardinho se tornou o primeiro treinador a faturar três títulos mundiais, enquanto Vissotto igualou Nalbert ao ser campeão mundial infantil, juvenil e adulto. Além disso, Giba, Rodrigão e Dante são os únicos brasileiros presentes nos três títulos mundiais.

Para ser campeão neste domingo, o Brasil precisou superar problemas de lesões com seus levantadores. Marlon ficou afastado dos primeiros jogos por conta de uma colite e Bruninho se contundiu durante as semifinais, mas participou da decisão.

Outro problema foi a polêmica derrota para a Bulgária por 3 sets a 0, quando Bernardinho poupou alguns jogadores e o comportamento da equipe foi duramente criticado, já que o revés favoreceu o Brasil, que passou para um grupo teoricamente mais fácil na terceira fase do Mundial.

As mudanças realizadas na equipe após a conquista da medalha de prata na Olimpíada de Pequim, em 2008, mostraram efeitos positivos, com a confirmação do surgimento de grandes jogadores brasileiros, como Leandro Vissotto. Mas jogadores experientes, como Murilo e Dante, também foram fundamentais para o título.

Formato: PDF
Tamanho: 22.6 Mb


0 comentários: